Departamento Pessoal x Recursos Humanos

Uma das grandes dúvidas entre pessoas que trabalham em empresas é sobre a diferença entre Departamento Pessoal e RH.

Em seguida, iremos te contar todas as diferenças e semelhanças entre essas duas áreas que precisam estar sempre alinhadas para caminharem juntas para que o desempenho do profissional dentro da empresa seja favorável para a produtividade e eficácia do seu resultado final.

Departamento Pessoal é uma peça-chave dentro de uma empresa. 

Sabe quando você tem alguma intercorrência dentro do local de trabalho e você precisa recorrer a alguém que entenda seu atual momento profissional? Pois é…

O departamento pessoal é responsável por produzir diferentes contratos de trabalho, de acordo com o vínculo empregatício do colaborador. Está é uma área de suma importância para basicamente todos os funcionários e suas ações dentro da instituição.

Desde o momento da contratação, até uma possível rescisão de contrato. Pagamento de salário, férias, licença médica, organização de horários, faltas e transporte, tudo passa pelo departamento. 

Fica a responsabilidade também de gerar as documentações específicas e particularidades de cada funcionário, para que seja mais simples e prático o elo entre os dois. 

Além de cuidar dos trâmites burocráticos que tem relação com os funcionários para garantir melhor comunicação e clareza no vínculo colaborador x empresa.

Garante que as normas trabalhistas sejam devidamente seguidas com seriedade e agilidade. E as organiza de forma adequada dentro do local de trabalho para melhor relacionamento com o seu funcionário.

Com o aplicativo da Smarttcon Enterprise (LINK SITE ENTERPRISE) é possível aproximar o gestor do colaborador de forma moderna e inovadora trazendo uma mistura de tecnologia e gestão inteligente.

Onde os profissionais podem atuar?

Os profissionais do departamento podem atuar em diversas áreas. Como:

– Analista de recrutamento e seleção é quem admite, coordena, determina todas as atividades ligadas aos novos colaboradores da empresa.

– Assistente de recrutamento e seleção é quem organiza para o processo seletivo, marcar as datas, currículos, aplica testes aos candidatos.

– Há também analista de administração de pessoal, assistente de administração de pessoal e analista de salários e benefícios. Todos esses cargos fazem parte da área de departamento pessoal.

É um setor organizacional essencial para o funcionamento e administração da empresa com foco nos recursos, relações entre funcionários e gestão de tempo.

Recursos Humanos, o famoso RH!

É a parte da empresa que faz a conexão e tenta manter o bom relacionamento entre o local de trabalho e funcionários, fazendo assim uma gestão dos profissionais que compõem o estabelecimento.

Em uma época não muito distante, a área era apenas para seleção e contratação de pessoas, no entanto, atualmente é prezado a implantação de diretrizes corporativa para melhor relação entre todos. Com isso há diversas iniciativas para incentivar e valorizar os talentos que cada profissional tem a oferecer.

O RH estratégico é uma outra vertente para trazer resultados e produtividade na área. 

Com a valorização de pessoas dentro do ambiente de trabalho, é possível ter um setor estratégico em vários aspectos, como contratar perfis mais parecidos com a cultura interna e externa da empresa, profissionais que são acompanhados de perto para ver seu desempenho, e assim haverá mais engajamento e motivação da parte dos colaboradores e suas demandas.

O departamento pessoal e RH caminham juntos para que uma empresa tenha sucesso interno e externo em seus projetos. Os dois são áreas essenciais para a produtividade e resultados precisos.

Quer conectar todos os seus colaboradores e gestores com o futuro?

Clique aqui e saiba mais sobre o futuro da tecnologia dentro de empresas.